Interface Digital

Retomada


Buscando criar composições geométricas que demonstrassem minha concepção de leve e pesado, fazendo uso das ferramentas do SketchUp, percebi que entendo como algo leve: ''Formas seccionadas e com finas espessuras dando ideia de algo formado apenas por linhas, sem preenchimento, criando uma sensação de vazio e consequentemente de pouquíssima massa'';
 e como algo pesado:
''A sobreposição de formas precisas e não-seccionadas dá ao objeto uma imagem pesada devido tanto à impressão de grande massa como pelo excesso de informação da composição. O acúmulo das formas posicionadas bem perto uma das outras não criam sensação de algo livre e espontâneo, mas sim de superlotação e imobilidade.''

Percorrendo as composições geométricas em diferentes escalas, depois de ter feito aberturas e trabalhado o interior, notei como os espaços e os elementos mudam e causam diferentes impactos visuais conforme a variação de sua escala.

No objeto leve optei por aumentar a escala mas dando permanência ao tamanho de suas aberturas (variando de 4 a 5 metros) na base do objeto . Procurei fazer aberturas com diferentes formas geométricas (círculos, retângulos e triângulos) para observar as influências que exerceria cada uma delas no mesmo objeto.

Escala 1:

Escala 2:



Escala 3:





Quanto ao objeto considerado pesado, tive dificuldades em trabalhar seu interior devido ao acumulo de formas geométricas sobreposicionadas. Isso criou um ambiente que passa sensação de desconforto, falta de espaço e confusão. Por isso, resolvi desagrupar alguns elementos da composição para poder explorar melhor o objeto obtendo vistas mais vantajosas que possibilitam ter uma percepção mais clara do espaço. Mesmo causando essa 'separação' dos elementos, o objeto ainda tem o impacto de algo pesado, uma vez que seus elementos ainda estão de certa forma concentrados e desordenados. 


Escala 1:

Escala 2:

Escala 3:




Ao criar o objeto híbrido procurei usar os elementos mais marcantes, ou seja, os que melhor remetem ao objeto leve e ao pesado. Algumas partes do percurso permitem ter uma relação com os objetos exteriores (leve e pesado), notando semelhanças e diferenças entre eles.






Exercício 1
-Concepção de Leve e Pesado-

A proposta do exercício foi criar formas geométricas tridimensionais no SketchUp que pudessem expressar nossas concepções visuais do que é leve e pesado.







-Concepção de Leve:
Formas seccionadas e com finas espessuras dando ideia de algo formado apenas por linhas, sem preenchimento, criando uma sensação de vazio e consequentemente de pouquíssima massa. 








-Concepção de Pesado:
A sobreposição de formas precisas e não-seccionadas dá ao objeto uma imagem pesada devido tanto à impressão de grande massa como pelo excesso de informação da composição. O acúmulo das formas posicionadas bem perto uma das outras não criam sensação de algo livre e espontâneo, mas sim de superlotação e imobilidade.